quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como cuidar dos dentes do bebê

Primeiros meses (sem dentes)


O primeiro dente erupciona na boca por volta dos 6 meses, não sendo incomum nascimento de dentes aos 4 ou 8 meses. Antes do nascimento do primeiro dente o bebê alimenta-se principalmente de leite (materno ou industrializado), mesmo sendo um alimento sem muita viscosidade, ele ainda fica em pequenas partes na boca do bebê. A grande importância do estímulo inicial de limpeza da boca após as refeições gera um maior conforto
futuro, em aprendizado e costume com a  higiene bucal, e conforto presente evitando o acúmulo de alimento na boca do bebê.
A alimentação no peito apresenta uma importância primordial no desenvolvimento ósseo, respiratório, dentário dentário e cognitivo dos bebês, o movimento de sucção exercido pela criança para retirar o leite do peito é um exercício para a criança, exercício esse necessário para o desenvolvimento completo do indivíduo, tanto pela questão estética, quanto para a questão funcional. Bebês que mamam no peito desenvolvem rostos com melhor desenvolvimento ósseo, dentes melhores posicionados, melhor condição para o desenvolvimento da fala, da respiração e movimentação. No caso de mães que tem problemas em amamentar, existem mamadeiras com bicos que fazem com que o bebê desenvolva também estes movimentos. O principal problema nesse caso é a má utilização desse objeto, principalmente em relação ao bico que muitas vezes tem seu orifício aumentado o que facilita a ingestão do liquido, porém impossibilita o desenvolvimento dos movimentos.

Erupção dos primeiros dentes
A erupção dos primeiros dentes resulta em uma mudança nos hábitos do bebê, é a hora de começar o uso da escova de dentes e principalmente a hora de iniciar a alimentação do bebê com alimentos mais sólidos, proporcionando assim o estímulo ao desenvolvimento, da mesma forma que a amamantação, porém agora também priorizando o desenvolvimento digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário